quinta-feira

[um ônibus sai do alabama e passa por goiás]

Em 1955, Rosa Parks estava nesse ônibus, que circulou na quarta-feira em Rio Verde, Goiás.

[depois do protesto dos executivos em São Paulo que ergueram barricadas nas ruas com suas pastas 007 e notebooks com conexão wireless, contra a proibição de ônibus fretados em alguns bairros da cidade, foi a vez de uma voz solitária, de uma mulher persistente de Rio Verde (GO) fazer valer seus direitos, lembrando a resistência pacífica de Gandhi. Mesmo longe do congestionado trânsito paulistano, por coincidência o motivo do protesto da aposentada Luzia Jesus de Oliveira, de 60 anos, foi também o transporte coletivo.

Ela entrou no ônibus e exigiu não pagar a passagem por ter 60 anos e direito a receber esse benefício legal. O motorista não concordou e pediu que ela descesse. Suponho que educadamente. Ela bateu o pé: não. O motorista também foi cascudo: então ele não sairia do lugar pois recebera ordens da empresa de não permitir a carteirada de idosos. Ela não arredou pé. Os demais passageiros, já atrasados em seus compromissos, saíram do ônibus. Ela ficou sozinha em seu assento, o motorista no dele. Creio que houve um silêncio abissal entre ambos, até a chegada dos jornalistas (diplomados e não diplomados), com sua parafernália de câmeras, microfones, rotativas, estilingues (para autodefesa, claro) e bolas de gude. Se fosse no boxe seria uma luta fadada a terminar em empate técnico; se fosse no xadrez, a partida teria que ser interrompida e reiniciada no dia seguinte. Mas o palco era uma cidade brasileira e o motorista sacou sua última carta, digna de países localizados abaixo da linha do Equador: "vou chamar a polícia".

Dona Luzia não se intimidou, como não se intimidaram os engravatados e as mulheres de terninho de São Paulo, equilibradas em saltos que só perdiam em altura para o Edifício Itália. Pois chame, que eu não sou estudante da USP (na verdade quem usou esse argumento irrefutável foram os manifestantes paulistanos, lembrando sutilmente que a tropa chamada pela reitora baixou o porrete nos alunos da USP em greve). Só faltou o rádio do ônibus tocar o Hino Nacional, pois o que ela falou naquela hora estava carregado de fervor cívico, salve, salve: "Estou aqui para defender minha classe. Não só os idosos de Rio Verde, mas de qualquer lugar do Brasil. Eles têm que aprender a respeitar a terceira idade".

Uma funcionária do serviço de trânsito da cidade, Idelma Lopes da Silva, interveio com a força de seu cargo: "Você leva a moça até o destino dela. Se alguém da empresa questionar, você diz que é ordem da Secretaria Municipal de Transportes". O motorista, imortalizado pelas câmeras de TV no papel de vilão dessa novela rioverdana (até sua mãe o odiou naquele momento), engatou a primeira. O motor do ônibus roncou preguiçosamente, a porta foi fechada e Dona Luzia seguiu sua viagem, gratuita, até seu destino. Ela estava atrasada, mas saiu de alma lavada e engomada com anil. Ela abriu a janela, sorriu e fez um sinal de positivo com o polegar da mão esquerda (será que, além do mais, ela é canhota?) para delírio de fotógrafos e cinegrafistas que colocaram Rio Verde em horário nobre.

Há 54 anos, Rosa Parks, uma costureira negra que se recusou a dar seu lugar a um passageiro branco, num ônibus na cidade de Montgomery, no Alabama, desencadeou um movimento de boicote contra o transporte coletivo da cidade e fortaleceu o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos e a luta contra o segregacionismo. Hoje o ônibus no qual Rosa Parks foi barrada pode ser visto em um museu. O ônibus de dona Luzia circula livremente por Rio Verde, levando outras pessoas idosas que, a partir de agora, se sentirão apoiadas para também reivindicar seus direitos.]

9 comentários:

  1. Linda crônica! Digna deste seu blog e das melhores páginas de boa literatura deste país!
    Os jornalista ( com ou sem diploma) deveriam ler e aprender, como se faz uma boa crônica de uma simples notícia de jornal!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Volto para dizer que não basta só o diploma, mas é preciso "cultura", para saber entre outras coisas juntar essas duas magnígicas histórias reais, em tempos e causas diversas!

    ResponderExcluir
  3. Luíz,
    Bem que história, rs
    Sabe? coitado do motorista. Nesta sociedade somos treinados -e temos até formação - para exercer determinadas funções. Aprendemos "cenários/scripts" que depois tentamos decalcar às situações.
    Ora , acontece que a vida é fluída, dinâmica. Como o quadro do pintor, não há duas situações iguais. E aí, ficamos às "arenhas" como adaptar "scripts". Depois, Luíz, nesta sociedade, as pessoas vivem no e com o MEDO. De perder o trabalho, de charem que não estão à altura para o cargo, de não gostarem deles, etc. MEDO.
    E, enquanto este não for substituído por AMOR - a única coisa real, em que o outro sou eu - estas crónicas repetir-se-ão.
    Até o AMOR não se manifestar colectivamente, vamos trocando as voltas as scripts, rs qual Rosa P ou Luzia.
    Bem, vinha deixar um beijinho e votos de EXCELENTE fim de semana.
    Com carinho e amor, de Lisboa
    Lília

    ResponderExcluir
  4. Luiz, obrigada pela sua generosidade de nos brindar com suas crônicas sempre pertinentes.

    Vi o filme sobre o caso Rosa Parks. Não saberia dizer o diretor ou os atores. Não tenho memória para ser culta. hehehe...

    ResponderExcluir
  5. muito boa estas conexões entre tudo. O texto também está otimo

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Eduardo,

    Vi a foto dessa senhora por acaso no jornal e, depois de ler a pequena notícia (acho que ela deve estar até no youtube nessa altura dos acontecimentos)dei uma viajada. Eu lembrei da Rosa Parks porque estava naquele momento lendo a biografia do Gay Talese e ele comenta esse episódio.
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Lilia,
    Você tem razão. Vivemos numa sociedade em que as pessoas não se respeitam mais, estão embrutecidas.

    Obrigado pelo comentário. Vou xeretar seu blog para saber das novidades.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Lina,
    Sou eu que agradeço sua visita e seus comentários. Não vi esse documentário, mas o assunto me interessa muito.

    Sobre memória, a minha também está rateando. Para você ter uma idéia, ao escrever o post de domingo, sobre girassóis, eu esqueci o nome do Van Gogh. Tive que colocar no google: "girassóis, pintor holandês". Sério!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Marco. Dei sorte ao encontrar uma boa história.
    abraço

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco