quinta-feira

quando o homem acabar, o gato vai voar

Enferrujada, a Torre Eiffel vai tombar depois que os homens que cuidam de sua manutenção tiverem virado pó.

Não, esse não é o título de um texto de cordel. É uma história de ficção científica contada por diversos especialistas que tentam provar que de ficção ela não tem nada. O que aconteceria com a humanidade se um dia a raça humana se extinguísse? O History Channel reuniu especialistas de diversas áreas da ciência e propôs essa questão. Na semana passada assisti ao primeiro documentário da série, que continuará nas próximas semanas (hoje, 17/9, às 22 horas, será transmitido o segundo filme). Fiquei muito impressionado com os relatos dos cientistas e a incrível simulação gráfica de como ficaria o mundo com a hipotética extinção da humanidade. O que aconteceria com os prédios, as grandes obras de engenharia, os livros, os filmes, as máquinas, a natureza, os animais? As hipóteses levantadas pelos estudiosos são fascinantes e levam a uma resposta praticamente unânime: a Terra, sem o homem, será um planeta muito melhor: os peixes e as baleias voltarão a povoar os oceanos, os rios se libertarão das tubulações em que estão aprisionados sob as cidades, as florestas se recomporão e... os gatos vão voar!!
A explicação para uma possível mutação genética nos gatos é muito interessante: Com o fim do homem, os edifícios virarão esqueletos e servirão de moradia para os gatos que voltarão a caçar ratos e outros pequenos roedores, mas acabarão não retornando a parte baixa das edificações, pois correriam perigo de vida ao serem caçados pelos cães, que se lembrarão que um dia foram lobos. Por isso os gatos pularão de prédio em prédio e acabarão desenvolvendo alguma espécie de elasticidade no corpo que permitiria que planassem, como pequenas asas-delta peludas. Claro que meu gato não conseguiria, pois com o tamanho de sua barriga, se esborracharia imediatamente e desmoralizaria os cientistas.
A grande questão em discussão é que, com exceção das pirâmidades, talvez não sobre nada que comprove nesse futuro imaginado que um dia o homem pisou na terra. Os livros, as obras de arte, as invenções, as máquinas, vão se decompor depois de centenas e até milhares de anos. Recomendo o programa com um entusiasmo de criança.


O site da Net traz a seguinte sinopse do programa de hoje:

"Neste episódio, estudaremos o que ocorreria com os corpos que a humanidade deixaria para trás. A maioria está embalsamada e enterrada, mas outros estão mumificados e congelados criogenicamente. As pirâmides talvez existam para sempre. As cidades vão desaparecer. Nossas maiores obras primas vão desmoronar e desaparecer. E nossas garrafas de plástico formarão enormes ilhas flutuantes vagando pelos oceanos por milênios. O Mundo Sem Ninguém leva em conta a redução total do nosso impacto: o desaparecimento do ser humano. A intrigante noção do futuro pós-humano do nosso planeta (um exercício de imaginação fascinante explorado por cientistas e estudiosos) é exaustivamente explorado nesse especial do The History Channel através de um vívido imaginário e cativante computação gráfica. Viaje com O Mundo Sem Ninguém a lugares ao redor do mundo já enfrentando esse processo. Ficaremos impressionados pelas mudanças ocorridas depois de apenas algumas décadas na fantasmagórica cidade de Chernobyl, abandonada em 1986, e nas cidades costeiras do Maine. Essa produção acelera o relógio através de séculos no futuro para mostrar uma Terra sem os humanos. Especialistas em engenharia, botânica, ecologia, biologia, geologia, climatologia e geologia fornecem respostas a muitas perguntas provocativas. O que aconteceria com a Terra se os humanos desaparecessem? Todas as nossas obras desapareceriam do planeta? Quanto tempo isso levaria? As espécies ameaçadas de extinção prosperarão ou a exterminação continuará pacificamente? Não é o nosso futuro. É o futuro do planeta."

5 comentários:

  1. Ah! Luiz, se os humanos desaparecessem da terra, ela teria mais vida... Pouco nos sobrou de seres racionais. Assistimos todos os dias ao crepúsculo do nosso planeta, motivado pela ação do homem. Quanto ao fato de que talvez não sobre nada que comprove, no futuro, que o homem pisou na terra, isso só vem corroborar uma verdade bíblica: "tudo é vaidade!" E com essa lição exercermos o desapego.

    ResponderExcluir
  2. Juliêta,

    Assisti ontem ao segundo programa da série (vai ao ar toda quinta-feira às 22 horas) e os problemas ao planeta causados pela ação humana são terríveis. Tem um livro da Patricia Highsmith que eu gosto muito (e até já comentei aqui) que se chama "Catástrofes nem tanto naturais", que são histórias envolvendo vinganças de animais contra seus donos violentos. Nessa série do History Channel, dá para interpretar o que poderia ocorrer na Terra sem o homem como uma vingança da natureza contra os "maus tratos" que tem suportado... E não faço aqui nenhum discurso ecológico ou coisa do tipo, apenas comento as teses levantadas por cientistas, que são bem factíveis.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, tem a ver :)
    Gostei do post abaixo. É dinheiro não traz felicidade.
    Sinto sua falta.
    Vc está na Gincana?
    Bj Laura

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura!
    Tudo bem com você? Não estou sabendo da Gincana. Não estou conseguindo entrar todos os dias para atualizar. Agora estou retomando meus passeios pelos blogs...

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Interessante. A Maui vai se adaptar super rápido, ela inclusive já pratica.

    abrs, Luiz

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco