segunda-feira

[as pedras de saramago]

O Nobel de Literatura José Saramago esteve domingo (18/10) em Penafiel, em Portugal, durante o festival literário Escritaria 2009, onde foi distribuído o prêmio que leva seu nome e lançado seu novo livro, "Caim", que sai no Brasil pela Cia das Letras.

Saramago falou sobre seu livro para uma platéia de 800 pessoas. escrevê-lo, definiu, foi um "exercício de liberdade".

"Não é que este livro seja mal comportado, mas é, sem dúvida, uma insurreição, um apelo a que todos se animem a procurar ver o que está do outro lado das coisas", disse, segundo notícia da agência de notícias Lusa.

O livro conta, em tom irônico, a história bíblica de Caim, o filho primogênito de Adão e Eva que matou Abel, seu irmão mais novo, num acesso de ciúmes, após verificar que Deus mostrara preferência por este. "Nada disto existiu, está claro, são mitos inventados pelos homens, tal como Deus é uma criação dos homens. Eu limito-me a levantar as pedras e a mostrar esta realidade escondida atrás delas", afirmou o escritor.

Leia a nótícia completa:

4 comentários:

  1. Coincidentemente a TV passa no instante que leio e escrevo aqui, uma entrevista com o médico e escritor gaucho, Scliar, que acaba de ganhar mais um Jabuti, e que além de ler a bíblia como fonte inspiradora, disse que a melhor história já inscrita, é nada mais nada menos que a de Caim e Abel.
    Coincidências!

    ResponderExcluir
  2. Coincidências mesmo... ou não? que agitam, agitam.
    Sabe Luiz? por cá , a Igreja devia dar uma comissão a saramago - a venda das bíblias disparou. Pessoas que NNCA lhes passou pela cabeça ler uma, estão a comprá-la! Faz lembrar aquela anedota em que um padre muito zeloso e um taxista que andava sp ébrio morrem e qual o espanto do padre ao ver q o outro tinha aposentos no céu muito melhores que os dele. Ao interrogar S pedro, este respondeu-lhe: sabe, nós aqui estamos numa de gestão por objectivos. realmente foste muito cumpridor mas o certo é que, quando davas a missa, todos dormiam mas enquanto ele conduzia todos oravam! hahaha

    Boa semana e carinho de Lisboa

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    www.difundir.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dulcinéia,

    Ganhei o livro. Logo logo vou ler...

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco