quarta-feira

[a importância dos felinos como indicadores da saúde dos ecossistemas]

Um dia, um gato.

[eu não resisto a um bom título. O título deste post não é meu, é do Hunter, que o utilizou com a mesma foto em seu blog, The dear hunter, uma brincadeira divertida com o filme The deer hunter, dirigido por Michael Cimino, em 1978 (não lembro como se chamou no Brasil, mas fez muito sucesso na época). A foto também foi vista no Varal de Ideias e eu a reutilizo aqui em terceira mão (precisamos pensar no bem do planeta e reciclar o conteúdo dos blogs constantemente).
O sofá é velho mas não parece maltratado. Suas almofadas estão em bom estado mas foram colocadas de forma completamente irregular: Não convidam ao descanso -- e nem chamaram a atenção do gato, que desprezou o móvel para afiar as unhas. A parede, com o reboco caído e pedras à mostra, remete a um passado mais seguro, quando os muros eram mais sólidos e as vias de passagem podiam ser utilizadas por qualquer um, sem nenhum perigo. A calma, reforçada pelo andar despreocupado do gato, conduz a um tempo em que podíamos andar sem rumo, livres da escravidão do relógio, preocupados apenas com as notícias meteorológicas e o tempo do plantio e da colheita. A própria foto, em preto-e-branco, lembra cinema mudo, palhaçada de Carlitos. O cinema nos tirava da vida durante duas horas e nos devolvia diferentes. Na saída, éramos outra pessoa nos mesmos corpos. Até pisávamos mais leve no chão.]

17 comentários:

  1. Bravo. Mais um delicioso texto!
    O Caçador sabe das coisas!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tens uma boa lista de blogs. Conheci alguns e gostei bastante. O texto sobre a foto está muito legal também.

    abraço

    Marco Bogado

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Marco,

    Fico xeretando os blogs alheios e acabo descobrindo alguns bem legais, criativos.
    abraço

    luiz

    ResponderExcluir
  4. Eduardo,
    Gosto dessa garimpagem virtual.

    ResponderExcluir
  5. Enfim um blog com coisas interessantes, gostei do texto, referencias cinematográfica, boa utilização das imagens textuais e visuais.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Tucha. Volte sempre para conferir as novidades e dar seus pitacos, sugestões. Não consigo remar sozinho.

    bjs
    luiz

    ResponderExcluir
  7. Bonito texto.
    Velhos tempos de pedalar no Ibirapuera com a garotada, sem problemas maiores de atravessar as ruas...
    Lembra do filme, Um dia, um gato
    bjks
    Miriam

    ResponderExcluir
  8. Nada como ver em uma outra espectativa.

    Obrigada pela visita lá no O que elas estao lendo.

    Abracos

    ResponderExcluir
  9. “O cinema nos tirava da vida durante duas horas e nos devolvia diferentes.”

    Hoje, ele é vida que sangra e chora... E a nós só nos resta uma alternativa: caminharmos pelas ruas dentro de nós em busca de um passado perdido.
    Gosto do seu espaço, aqui eu aprendo.

    ResponderExcluir
  10. É tão interessante ler como caa um entende cada texto....
    bjks

    ResponderExcluir
  11. Miriam,

    Tudo depende do olhar. E também do que você quer ver. As interpretações são sempre muito ricas e, muitas vezes, são completamente diferentes do texto original. é um bom exercício.

    ResponderExcluir
  12. Georgia,
    Achei bem interessante o blog "O que elas estão lendo". É uma abordagem diferente, estimulando as mulheres a falarem dos livros que estão lendo. E é interessante ver quais são as obras comentadas e os motivos que levam as resenhistas a escolhê-las. Tem um dia da semana que os homens também podem fazer suas resenhas....

    ResponderExcluir
  13. Juliêta,

    Você escreveu: "a nós só nos resta uma alternativa: caminharmos pelas ruas dentro de nós em busca de um passado perdido."

    Também divido essa opinião. Acho que estamos sempre voltando ao passado, tentando resolver algo que ficou perdido lá atrás. Parece que queremos partir deixando todas as contas zeradas. É um tipo de contabilidade existencial... Não é mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Vc viu 'Um dia, um gato'? um filme estranho
    onde um gato ficava num balanço... eu vi mocinha, não entendi nada :)
    só lembro do gato na tela.
    Este filme 'The deer Hunter' não vi, ou não sei qual é.
    Vc é bom observador e bom escritor.
    bj

    ResponderExcluir
  15. Laura,
    Eu vi o filme há muito tempo e também não lembro de nada. Precisava rever., mas esses filmes são dificeis de encontrar, porque não foram lançados em DVD. O Deer Hunter em português chamava-se O Franco Atirador, com Robert de Niro. Esse deve ter em DVD.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olha Escritor, e sim escrevi bem, só agora me dei conta, graças ao seu Jorge do Varal que a minha fotozita estava aqui. E está muito bem e muito bem acompanhada num excelente Blog. É uma fotografia de 2002-03, pré-digital. Foi tirada para uma exposição em que não chegou a entrar. Está aqui exposta agora. E ainda bem.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco