segunda-feira

[os escritores já não têm mais tempo para escrever]

De reportagem de Ubiratan Brasil no Caderno 2

[luis Fernando Verissimo está a dois capítulos do término de seu novo livro, Espiões; Cristóvão Tezza só tem rascunhada uma ideia; Ignácio de Loyola Brandão sabe apenas que vai escrever para o público infantil - grandes escritores da literatura brasileira reuniram-se no fim de semana em São Francisco Xavier, charmoso distrito de São José dos Campos, onde participaram do 2º Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura, mostra literária promovida pela Secretaria do Estado da Cultura. E boa parte deles ainda busca tempo para dar prosseguimento à sua carreira.

O impasse é curioso: ativos participantes de encontros literários (modalidade que aumenta expressivamente em quantidade pelo País), eles cumprem com o que julgam ser uma saudável obrigação - divulgar a literatura - mas se ressentem justamente do sossego para continuar a exercer esta mesma literatura. "Escrevo nas horas vagas", conta Verissimo, que confessou ter na música uma paixão levemente superior. "Se pudesse, tocaria mais com minha banda do que escreveria." ]

Leia a reportagem completa:

8 comentários:

  1. Sabe o que me ocorre lendo seu texto?
    Abrir um refugio para escritores sem tempo pra escrever!
    Seria legal, não acha?
    Mas me diga:
    Voce foi la pra Serra da Mantiqueira este final de semana?
    bjs
    Miriam

    ResponderExcluir
  2. Não fui Miriam. Acho esses encontros bem interessantes, mas acho que acabam ficando muito muvucados. Mas acho que é querer demais algo mais cool.

    Esse problema da falta de tempo para escrever é muito interessante. Hoje o escritor, acho que com raríssimas exceções, não consegue se isolar para escrever. O chamado mundo contemporâneo te absorve muito, mesmo que você resista. E no caso dos escritores mais famosos, eles são sempre chamados para encontros, palestras, workshops, enfim tarefas para a divulgação da literatura e do seu próprio trabalho. E eles não podem deixar de ir. Com isso, o tempo fica mais escasso. É um dilema que eles vivem.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Problemas, problemas...
    perder a identidade.
    Vivemos o dilema do querer ser lido, ao mesmo tempo que quando acontece, a sensação de invasão é algo esquisito!
    A complexidade humana é um fato.
    E durma-se com um barulho destes.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Se você que é psicóloga não tem a reposta, imagina eu que sou apenas um corintiano....

    ResponderExcluir
  5. Pois é...minha arte esta em poder suportar viver estes conflitos: o de não ter respostas.
    bjks

    ResponderExcluir
  6. Miriam,

    Você esnucou minha bola sete...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Sorry.
    Não tive a intensão
    Bons sonhos
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não faz mal, voltam todas as bolas para a mesa e a partida recomeça...

    Beijos

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco