Conversando hoje com um amigo por telefone, sobre as comemorações natalinas, ele lamentou que não aguentava mais comer a comida que havia sobrado da ceia. Todas as famílias, politicamente corretas ou não ("lembre das criancinhas da África") se esforçam para que o excesso do cardápio natalino seja absorvido nos dias seguintes pela família, pelo porteiro do prédio, pelo vigia noturno, pelos pobres nas ruas. Desconfio que falta pouco para que, um dia, ao oferecermos uma embalagem para o porteiro ele nos interrogue: "É pernil?" E, diante da resposta afirmativa, alegue que virou vegetariano ou que começou naquele mesmo dia um rigoroso regime. "Meu colesterol não está muito bom", justificará timidamente.
*****
Olhando o mar da janela privilegiada de um casal de amigos que mora em Santos, diante do forte do Guarujá, vi um enorme cargueiro alemão, vermelho como um extintor de incêndio, seguindo lento em direção ao mar aberto. Carregado, os containers coloridos pareciam as embalagens de presentes empilhadas no pé da árvore de Natal. No seu bojo, os marinheiros trabalhavam alheios a quem estava deitado na areia. Minha amiga prefere ver os transatlânticos, iluminados como o Rex, do "Ammacord" de Fellini. Eles chegam a "incendiar" o apartamento de madrugada. Eu estou lendo "Moby Dick" e só vejo homens com arpões e medo nos olhos.
********
É impressionante como, a cada ano, ao pisar na areia da praia, tomamos a decisão de, no futuro, morar no litoral. Tenho vários amigos que, aposentados ou não, já estão concretizando o plano. Eu tenho uma razão científica para pensar assim: nós que saímos rastejando das profundezas salgadas, agora somos chamados para a segunda etapa da Evolução, seja ela qual for.
***********
Para quem acompanha essa viagem imóvel, me despeço momentaneamente. Nos veremos novamente em 2010, com algumas novidades. E faço votos que todos consigam dar mais um passo em direção ao mar, onde concretizaremos nosso destino.
Eu já concretizei esse sonho! E o mar aqui em Santa Catarina anda uma delícia!
ResponderExcluirDesejo nos próximos 365 dias muitas marés de sorte, paz e amor, para o blogueiro e sua Família!
Forte abraço
Eu moraria no Arpoador, sem a menor crise de consciência...
ResponderExcluirLuiz,
ResponderExcluirAo contrário dos anos anteriores, em 2009 eu pude fazer a melhor de todas as viagens... Sem lenço e sem documento, dispensando mala e cuia, eu fiz a viagem imóvel mais feliz e enriquecedora da minha vida. Agradeço a você e ao Eduardo e Jorge, da Tertúlia Virtual, por serem agentes desse passeio fantástico pelo mundo das ideias, da troca de informações e conhecimento. Um Feliz Ano Novo!
Mar = origem = mãe.
ResponderExcluirYemanjá.
Um literato irá rir mas nem tudo que não parece não é...
Obrigada.
Oi, Vita
ResponderExcluirEu não vou morar na praia nem que me paguem, nem que avaca tussa, acho de uma chatice sem fim. Tenho casa em Ubatuba há uns dezesete anos, fica no morro, em meio ao verde e com vista para o mar (bicho grilo total não tem acesso de carro, tem que subir duzentos degraus, rs) na Praia da Fortaleza, uma das mais lindas que já vi.
Mas vou para lá para tratamento do estresse anual, reveillon, carnaval e algumas outras vezes para pagar o caseiro.
Uma semana de areia e começo a me desesperar, não gosto daquela paz nem vejo graça em ver o mar todos os dias. Segundo cariocas maledicentes,São Paulo seria a maior cidade do interior do Brasil. Eu assumo que sou moça do interior.
Aposentadoria em praia então, nem pensar, acho que vou ficar velhina morando em Sampa e na Pompéia.
Serei com muito gosto, daquelas moradoras antigas, que entrevistam para perguntar como era o bairro cinquenta anos atrás.
Feliz ano novo para você.
Eduardo,
ResponderExcluirVc já voltou às origens faz tempo. Foi visionário. Bom 2010.!!
Mário,
ResponderExcluirO Rio está sempre em meus planos. O que para mim seria voltar literalmente às minhas raízes.
JUliêta,
ResponderExcluirObrigado pelos elogios. Tê-la como passageira nessa viagem foi um grande prazer. Continuamos em 2010...
b,
ResponderExcluirnem tudo que não parece não é... Ou deve ser, talvez, ou será.... Não sei, já estou confuso...
Bom Ester,
ResponderExcluirAcho que o MASP (Movimento dos amigos sem praia) poderá invadir seus domínios no litoral...
Beijos e feliz 2010.
...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
TE SIGO TU BLOG
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
AFECTUOSAMENTE
A VIAGEM IMÓVEL
DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES OS DESEO FELIZ AÑO NUEVO 2010 Y ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.
José
ramón...
Muchas Gracias José Ramón.
ResponderExcluirSaludos
LUiz
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir