sexta-feira

[corpo do homem]

Do blog de José Saramago, a propósito do Corpus Cristi:

[há alguns dias, no 28 de Maio para ser mais exacto, um boliviano de 33 anos, de nome Fraans Rilles, emigrante “sem papéis” e sem contrato, que trabalhava numa padaria em Gandia (Espanha), foi vítima de grave acidente, uma máquina de amassar cortou-lhe o braço esquerdo. É certo que os patrões tiveram a caridade de o levar ao hospital, mas deixaram-no a 200 metros da porta com uma recomendação: “Se te perguntam, não digas nada da empresa”. Como seria de esperar, os médicos pediram o braço para tentar reimplantá-lo, mas tiveram de desistir da ideia perante o mau estado em que se encontrava. Tinham-no atirado ao lixo.

Afinal, eu não queria escrever sobre o Corpo de Deus. Como é meu costume, uma coisa levou a outra, mas era do Corpo do Homem que eu pretendia realmente falar, esse corpo que, desde a primeira manhã dos tempos, vem sendo maltratado, torturado, despedaçado, humilhado e ofendido na sua mais elementar dignidade física, um corpo a quem agora foi arrancado um braço e a quem foi ordenado que se calasse para não prejudicar a empresa. Espero que os fiéis que hoje acorreram à missa e leram a notícia no jornal tenham tido um pensamento para a carne sofridora e o sangue derramado deste homem. Não peço que o ponham num altar. Só peço que pensem nele e em tantos como ele. ]

4 comentários:

  1. Que beleza o que ele diz- queria ter dito- eu esqueço de ir ao blog dele. Sabia que o Javier Marias tb tem blog? conhece? tanta gente boa, tt gente que escreve bem.
    O sangue de Cristo...pois é, poucos lembram do sangue dos homens- eu vivo ao lado de peões, assisto , vejo, o corpo maltratado deles- é triste o conformismo diante do sofrimento. Comovente.
    Obrigada, meu querido, pelas palavras gentis lá- eu ando meio amarga- hj melhorei, consegui ir à piscina, me faz um bem danado.
    Bj Laura

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura,

    Não sabia que o Javier tinha um blog. Vou procurar. O blog do Saramago sempre tem temas bons. Como sei que vocês são esquecidos, eu ajudo colocando aqui.. hehehe

    Beijos

    PS: que bom que seu astral está melhorando. Sei que o tempo não ajuda. Aquio em SP tá um frio de rachar... e com garoa.

    ResponderExcluir
  3. Salve sábio Saramago! mas a banalização do corpo ha muito ocorre. De pessoas que sacrificam um braço pelo seguro, outras que alugam barrigas pra gerar mais crianças, como se não houvesse abondono da espécie.
    Sem falar do fato de sermos prisioneiros compulsorios, dentro dessa velha carcaça!
    xiiiiiii, estou um pouco amarga...

    ResponderExcluir
  4. Prisioneiros compulsórios dentro dessa velha carcaça..... Não acho que você está amarga... esse tema nos deixa pensativos....
    bjs

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco