sábado

"perguntar é uma maneira de sobreviver no mundo"]

O escritor e tradutor João Silvério Trevisan disse, em um artigo publicado no site Paraná on Line, que já se perguntou diversas vezes para que serve a literatura. "Instigado por diferentes circunstâncias, já fiz essa pergunta inúmeras vezes em minha vida. De modo até angustiado. Afinal, quem tem tempo para ler romances em época de TV a cabo e internet? Por que criar novos mundos se o mundo ao meu redor já é duro demais para ser ignorado? Acima de tudo: o que posso acrescentar ao drama humano, já tão saturado com as brilhantes interpretações feitas por tantos “Homeros”, “Dantes”, “Shakespeares” e “Cervantes” que vieram antes de mim? "
Eu também já me fiz essa pergunta inúmeras tantas vezes. E, em cada ocasião, encontro uma resposta diferente, fruto de quem sou ou de como estou naquele dia. Às vezes sinto que ela não serve para nada. Outras, que ela serve de refúgio ou é uma fuga do presente. Olho para trás e me vejo, desde a infância, abrindo livros. E, desde aquela época, tenho a sensação que estou me escondendo ou fugindo de alguma coisa, ou que não quero encarar a realidade. Acho que esse podia ser um bom tema para uma das próximas Tertúlias.

12 comentários:

  1. Muitas vezes me peguei pensando exatamente sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  2. É sobre tudo um hábito e vício. Bendito vício. Fica anotada a sugestão para futuras Tertúlias ou congênere!

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar meu segundo pitaco. O primeiro sumiu.
    Essa angústia é universal. O assunto é bom.
    Nas artes se conclui que os holandeses já fizeram tudo.
    Na fotografia, então, quem nunca construi, desconstruindo. Mas a isso chamam de evolução. Tá bom.

    ResponderExcluir
  4. Luíz,
    Reinventamo-nos todos os dias.Entrámos numa nova época: a conceptual. Passámos de uma era de informação, logística, linear a outra dirigida para as capacidades criativas, empatia e holística. Capaz de gerar significado.
    Assim, as trocas, as questões, as multiplicidades são importantes para uma visão da vida que se quer global. Uma nova sociedade e economia está a nascer destes pilares. Uma nova consciência colectiva.
    Enconchados? Ora, bastou a era caduca: a da Informação. Viva a troca, a empatia, o convívio. Algo novo está a nascer!
    PS: hoje e amanhã (devido à colectiva de Nade ref música), temos conto no arco. Quer dar um ar de sua graça? com tempo, um espaço menos redutor? comecei a estória em torno da música...
    Beijinhos carinhosos
    Lília

    ResponderExcluir
  5. Luiz,

    a Joana, filha da nossa saudosa Inês esta te CONVIDANDO para nosso encontro no próximo sábado, dia 27.
    Gostariamos muito que aceitasse o CONVITE e participasse desse pequeno grupo, quando seria uma oportunidade para conhece-lo pessoalmente! Endereço e horário foram por e-mail!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Ilana,
    Essa pergunta vai sempre nos perseguir. Mesmo no jornalismo, as dúvidas também são permanentes, principalmente agora que os jornalistas sofreram um duro golpe do STF. Mas acho que é muito bom ter dúvidas....

    ResponderExcluir
  7. Lina,

    Quando olhamos para trás e vemos quem nos antecedeu, dá um frio na barriga. Quantas vezes eu penso: será que devo continuar? Tantos autores escreveram coisas maravilhosas. Será que não é suficiente? São as nossas dúvidas existenciais... Eu vivo em crise permanente.. rsrs
    beijos

    Luiz

    ResponderExcluir
  8. Lilia,

    Realmente nos reinventamos todos os dias. Vou passar lá no Arco Iris.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eduardo,
    Infelizmente não poderei ir. Tenho um aniversário familiar nesse dia. É uma pena. Você vai ficar aqui em SP quanto tempo?

    ResponderExcluir
  10. Esta questão me pega qdo estou depressiva. Como ainda não publiquei nada além de dois contos no papel...
    mas, sabe, Luiz, a gente precisa escrever, narrar nossa vida através destas estórias, eu o faço para sobreviver.
    Não dá para pensar nos grandes. Somos menores, mas há espaço para todos- aqui no virtual vemos isto. Há lugar para todo mundo- gente que escreve mal tem leitores qu eamam, gente, como vc, qu eé sério e escrever com cuidado e bem, tem leitores, eu que faço um mix de coisas tenho leitores assíduos- é assim.
    bjs boa noi te, Elianne caindo de sono.

    ResponderExcluir
  11. Ohh Luiz, desculpe ter cobrado sua resposta no post de hoje! Não havia visto aqui a resposta! Uma pena, as meninas gostariam de te conhecer! Mas outras oportunidades virão. Fico de 26 deste a 7 do próximo mês!Vamos armar alguma?

    ResponderExcluir
  12. Elianne,

    Você diz que "só" publicou dois contos. Está ótimo. É assim que se começa.

    Também concordo com vc que a gente precisa escrever, mas as vezes o texto insiste em não sair. Aí não sei se faço o parto por forceps. Eu tendo a esperar novas dilatações, que podem durar muito tempo.

    Também concordo que a internet é extremamente importante para quem escreve, pois permite que todos tenham as mesmas oportunidades: os grandes, os pequenos, os famosos, os não famosos. Permite até uma segmentação (o que pode ser bom ou não). Acho também que ela nos permite exercitar o estilo e nos aproxima de uma forma mais efetiva e afetiva com o leitor e com as outras pessoas que também escrevem.

    Beijos e desculpe a demora na resposta.

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco