sexta-feira

[bater à máquina]

[curioso. Acho que o computador nos tornou mais preguiçosos para escrever. É tão fácil escrever no computador, é tão limpo e tão rápido que começamos a buscar pretextos para não trabalhar e adiamos os projetos. Com a máquina de escrever existia sofrimento, cansaço físico, pilhas com folhas de papel branquinhas que viravam bolinhas e entupiam os cestos ao lado da mesa. Para cada folha amassada, uma árvore chorava no Paraná, sabendo que estava próximo o dia de sua morte. Quantas árvores sacrificamos com nossas bolinhas de papel. O escritor e o jornalista eram predadores da natureza. Quantas florestas devastadas em defesa da liberdade de expressão! Na verdade, liberdade para se fazer bolinhas de papel.

O escritor e o jornalista para poderem exercer suas profissões tinham também que saber consertar sua máquina de escrever. Pelo menos os pequenos consertos possíveis durante a madrugada quando as oficinas estavam fechadas. Tinham que saber trocar a fita (e depois lavar a mão encardida). Era como um motorista que precisa saber trocar o pneu do carro senão não sai do lugar. O bloqueio do escritor, na realidade, ocorria porque ele não sabia trocar a fita da máquina, ou então não tinha fita sobressalente para trocar nos fins de semana. Por isso o texto empacava, não saía do lugar, como um carro com o pneu furado. E por isso o escritor se afundava na bebida e se intoxicava com o cigarro. Todo escritor fumava e bebia, bebia e fumava. E dava murros na máquina quando ela engripava. Para escrever é preciso sofrimento e só a máquina de escrever nos fazia sofrer na medida certa de nosso talento.]

2 comentários:

  1. Rapaz, como vc sofre metamorfose! hihihi afinal qual é sua aparência? fico curiosa...
    Gostei do seu comentário- Wood Allen e Almodóvar é luxo, neurótica de luxo hihihi
    deus meu eu preciso salvar minhas coisas e adio... é a tal preguiça- é fácil escrever, mas tem que salvar aqui, ali, no pen drive...
    ai...
    no tempo da máquina eu não escrevia, achava gostoso, mas eu era psicanalista, não tinha tempo p escrever :) trabalhava até tarde, escrevia eventualmente- hj sou mais só, trabalho pouco em clínica e escrevo mais.
    bom domingo,Laura

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura,

    O da foto é o Autran Dourado. Vou continuar a brincadeira colocando algumas fotos minhas e trocan do pelos grandes autores. Vamos ver no que dá.

    Gostei muito daquele texto seu...

    Bom domingo aí em Natal...

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco