terça-feira

"Não li e não gostei"

Chico tira de letra as ofensas dos beques que jogam pelo lado direito do campo. A foto é do blog da Tatiana Machado, que encarou uma dividida com o jogador do Politheama, num texto delicioso.

[li esse comentário que está no título em um blog pretensamente literário e cultural a respeito do novo livro de Chico Buarque, Leite Derramado. Me assustei com a avalanche de críticas ofensivas e preconceituosas derramada contra o escritor e compositor pela esmagadora maioria de leitores do blog, que nem vou nominar. O chamaram de mau escritor, de mau compositor, de artista decadente, de aproveitador. Tudo porque ele tem um passado e um presente político coerente com toda a sua trajetória como artista. Confesso que fiquei assustado. E decepcionado. Assustado com a sede de sangue, que eu acreditava não existir mais nesses setores mais conservadores. Decepcionado porque ainda procuro acreditar que as pessoas evoluem, amadurecem, reveem comportamentos, enterram preconceitos. Mas, como dizia o bom e velho Chico num dos momentos mais difíceis vividos por esse país, "você não gosta de mim, mas sua filha gosta".]

6 comentários:

  1. Eu também dei meu pitaco.
    Sei o que é a boa literatura - isso ninguém vai tirar de mim. Chico não faz boa literatura.
    Mas ele tem essa coisa encantadora - que encontrei em Sarney - esse "desejo de escritor" - daqueles que se saem melhor na política ou na crítica.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Jorge, respeito sua opinião, apesar de discordar dela. Mas gostei do que você escreveu, da forma como colocou sua opinião sincera mas respeitosa. Até porque você, como eu, acredita que Chico é um grande compositor (vi no seu blog).

    Sucesso aí em São Luiz, que, por uma falha, eu infelizmente não conheço. Mas ainda quero conhecer...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. OI
    Ainda não li Leite DErramado, mas li Budapeste e gostei muito.
    Gosto é uma questão pessoal e expressar é livre.
    Mas quanto a preconceito e desmerecimento, infelizmente, existe e muito.
    Amadurecer, evoluir e despreender-se de velhos habitos e conceitos, exige uma flexibilidade alem de reconhecimento que certas coisas não servem mais.
    Para que isto aconteça, uma dose de humildade e despreendimento, alem do reconhecimento do novo como relevante.
    Ou seja, mudar não é facil
    Despir-se de preconceitos exige o reconhecimento do diferente, do outro.
    Chega!!!!!
    |bjs
    Miriam

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um amiga blogueira super famosa, que disse isto:
    Folheei o livro de Chico na livraria e não gostei. É como suas musicas, prefiro as músicas...
    Ou quase isto, não vou perder tempo indo conferir.

    EU LI E GOSTEI muitooo.

    É um livro bom de se ler, gostoso, flui maravilhosamente. O personagem principal é um velho interessante, confuso, que vai tecendo suas memórias, mudando cada vez que volta à mesma cena. Luta contra a morte, a memória é teia que o defende da morte próxima.
    Chico não se perde, engana o leitor- em 'Budapeste' talvez o faça de forma menos lúdica. Aqui em 'Leite derramado' ele conta a estória revelando a história.
    Não sou especialista em literatura, mas sou boa leitora, tb escrevo, leio bons autores, desde os russos até Clarice, D Trevisan, Raduan Nassar.
    Aliás, a narrativa de Chico tem algo de Raduan, meio delirante, insuportável para alguns, fascinante para outros- talvez os mais loucos, como eu. Tem algo de Javier Marias. E, se perguntarem a ele,Chico, podem ter certeza,já li sobre isto, estes são escritores que ele lê.
    Para mim, Chico é escritor desde 'Gota d'água', peça maravilhosa, e 'Estorvo', livro que Raduan Nassar me disse estes dias ter gostado muito. Não invento, sou amiga dele- Raduan. Não leu os dois últimos, Raduan não está bem dos olhos, operou um, vai operar o outro.
    Concordo com vc plenamente, este tipo de gente que diz "Não li, não gostei" devia enfiar a viola no saco e ficar em silêncio, Chico merece nosso respeito, como vc bem disse,pela coerência política, pela integridade, não deveria ser desrespeitado desta forma. Aqui em Natal, onde vivo agora, poucos o conhecem, vc acredita? é uma pena...
    acho que no meio universitário,professores, deve se reconhecido, mas as pessoas em geral...
    uma lástima.
    E há os de direita que nem podem ouvir falar no nome dele.
    Abs novo amigo, Laura
    PS: vi que mudou a foto,este é mais bonito? :)
    ai ai
    vou fazer isto tb.
    Não tenho paciência, por acaso ontem mudei, havia uma flor desenhada por mim lá no gravatar.
    Estou falante hj. :)

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você escreveu bastante Laura. Gostei de seu jeito simpático de entrar e dar sua opinião.

    Sobre o Leite Derramado ainda não concluí a leitura, mas pelo que estou lendo estou gostando bastante. É uma pena que as pessoas não conheçam mais ele e a obra dele. Acredita que conversando com um rapaz que trabalha comigo ele me disse que não conhecia a Nara Leão e nunca tinha ouvido nenhuma música dela? Isso tinha que ser ensinado nas escolas, porque todo esse povo (Milton, Chico, Gil e tantos outros) são grandes poetas e como tais deveriam ser tratados nas aulas de português.

    Eu sempre mudo a foto do perfil, como uma homenagem a grandes escritores. E para ver se as pessoas identificam quem é. O desta semana é o James Baldwin, grande escritor americano.

    Continue falante, eu adoro...

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco