quinta-feira

Protógenes, o gato

Protógenes, de tocaia no jardim. Ele não sabe que eu estou de olho nele.

Quem tem ou já teve felinos como hospedes eventuais ou permanentes vai saber do que estou falando e entenderá perfeitamente a personalidade de Protógenes, o gato que apareceu lá em casa e, depois de mostrar sua verdadeira face, foi batizado com o nome do delegado grego.

Pois Protógenes é daqueles gatos que insistem em vasculhar sua intimidade: não pode ver a porta do guarda- roupas aberta que já entra sem ser convidado e começa a fuçar, como se estivesse a procura de alguma coisa escondida. Revira tudo. Também notei que ele vive se esgueirando pela casa, rastejando como soldado em campo de batalha minado. Acho que ele fica ouvindo minhas conversas atrás das portas. Quando o flagro à espreita, ele se faz de desentendido e sai de fininho, como quem foi surpreendido praticando uma peraltice. Ele sabe que eu sei que gatos costumam ser peraltas e, talvez por isso, faça pose de "não é comigo".

Mas tem algo no comportamento dele que me intriga. Nunca está à vista e se esconde nos locais mais inusitados. Já o vi atrás de uma planta como se estivesse camuflado, imóvel para não ser percebido. Fiquei olhando de canto de olho, sem ele notar, para saber se estava respirando. Mas, fora esse comportamento sherlockiano, o gato parece um felino normal: come bastante e dorme sobre as almofadas da poltrona. Ou melhor, fiquei em dúvida se é ele mesmo que dorme ou se colocou um boneco de pelúcia para assumir seu lugar, enquanto fuça, livremente, pela casa. Acho melhor fechar as portas com chave. Nunca se sabe.

2 comentários:

  1. Permita-me entrar nessa tao solene intimidade, mas eu coloquei uma coleirinha com guiso no pescoço da Thelma Louise apra saber por onde ela anda. Essa gatinha frajola achada na rua ainda bebê está com pouco mais de 2 anos e além de adorar o interior dos armários,me chama para lhe abrir a torneira do lavatório do banheiro; para lhe fazer companhia enquanto come e, para brincar de esconde-esconde sobre a cama!!! Tenho vários posts sobre ela no meu blog. Bjkª. Elza

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco