quarta-feira

Santa Clarice rogai por elas

Ora, não sou linda. Mas quando estou cheia de esperança, então de minha pessoa se irradia algo que talvez se possa chamar de beleza (Clarice, irradiada e modesta)

Onze entre dez blogueiras amam Clarice Lispector. E todas destacam uma frase dela. E são sempre frases muito boas. Estou lendo agora um volume de crônicas ("A Descoberta do Mundo")que ela publicou no Jornal do Brasil nos anos 60. Se eu andasse com um lápis no bolso marcaria inúmeras frases em cada página que viro.

Tem uma em particular que eu gosto muito e que resume o que sinto com essa coisa de escrever. Ela disse: "Escrever é uma maldição". Eu sinto na carne essa maldição que me obriga, a cada dia, a cada noite, a cada tarde, embrulhar um pedaço de mim num pedaço de papel. Se eu fosse cristão diria que é a cruz que carrego, mas, ao contrário do Galileu, não posso salvar o mundo. Clarice também não podia salvar o mundo e essa impotência a perseguia. Persegue a todos que precisam escrever para provar que estão vivos. Provar para si próprios que existem.

Minha Santa Clarice Lispector, a santa mais desejável em carne e osso e a mais necessária em espírito, olhai por essas meninas blogueiras que rogam por ti. Elas escrevem bem, são sonhadoras, são frágeis, precisam de sua proteção. Ilumine suas palavras e reforce o carmin do baton nos lábios delas.

2 comentários:

  1. Que Santa Clarice rogue por todas nós que adoraríamos escrever com essa mistura de força, beleza e arte que só ela tem...

    Lindo texto!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cíntia,

    Vi que no seu Blog você tem uma frase dela também. Aí me veio a idéia. Fiz também um comentário ao texto que você postou sobre seu pai, que estava muito bonito.

    abraços

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco