domingo

[alegria do polaco]

Na época de Alcântara Machado: vida operária na São Paulo italiana.

Meu amigo Raul Drewinick, que escreve livros infanto-juvenis, deve estar radiante com o sucedido neste sábado frio. Um dia, conversando na redação onde trabalhávamos, ele me disse que sua obra literária preferida era um conto de Alcântara Machado intitulado "Corinthians 2, Palestra 1". É uma história, escrita nos anos 20, que está no livro "Brás, Bexiga e Barra Funda". O livro todo é delicioso. Quem gosta de ler histórias ambientadas na cidade de São Paulo, no meio operário e dos imigrantes italianos, não sabe o que está perdendo.


6 comentários:

  1. Meu Pai me falou sobre esse livro, assim como leu para mim os poemas escritos numa mistura de português e italiano muito divertidos. Não me lembro o autor, mas se quiser, eu tenho como pesquisar. Elza

    ResponderExcluir
  2. Acho que você tá confundindo os livros. Esse é o livro Brás, Bexiga e Barra Funda, do Antonio de Alcântara Machado. Tem um outro que talvez seja o que você se refere que é do cronista e jornalista Alexandre Marcondes Machado, que usava o pseudônimo de Juó Bananére. Ele criou um idima macarrônico mistura do português com o italiano falado pelos imigrantes.

    ResponderExcluir
  3. Amigo!!
    Muito bom vir aqui!!
    Eu gosto muito mesmo!
    Olha, você sabe que eu estou lhe seguindo,
    passe lá no Jaque Sou e pegue o selinho A Jaque Sou curte muito esse blog

    Abraços=*

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaquelyne,

    Que bom que você gosta daqui. Aqui é uma sucursal literária de Pernambuco, com direito a muito bolo de rolo (que delicia!!).

    Sei que você me segue e fico muito contente. Também estou sempre no seu Blog lendo suas belas poesias. Obrigado pelo selo. Vou pegar sim.
    abração

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Pelo que vejo esta cheio de seguidores.
    A seguidora da Turquia, é o interessante.
    Hoje fiquei pensando em tomar aulas de escrita literaria.
    De não me apressar e aprender a me divertir com os blogueiros.
    Quando escrevi sobre o não saber quem esta lendo o que escrevo é serio!
    Lendo este seu ultimo texto, lembrei-me da Casa do Imigrante.
    É muito interessante. Ja esteve lá?
    Recomendo.
    Abraços
    Miriam

    ResponderExcluir
  6. Oi Miriam,
    Vc acredita que ainda não fui ao Museu do Imigrante? Preciso ir sim, porque esse assunto me interessa muito. Nos últimos anos tenho estudado a história da imigração italiana para o Brasil (particularmente para São Paulo) e já reuni uma boa coleção de livros sobre o assunto. Ainda quero escrever um romance com essa temática.

    Sobre a aula de escrita literária, vc me deu uma boa ideia para meu próximo post... Aguarde.

    abraços

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco