terça-feira

[oficina de escritores 2]

O livro de Stephen Koch, Oficina de Escritores - um manual para a arte da ficção, é daquelas obras para serem lidas na íntegra e folheadas em momentos de necessidade, em itens específicos que podem ser úteis em um momento de dúvida ou de desespero. Acho que a Bíblia também é assim, não? (rs). É um livro destinado principalmente a escritores iniciantes, com informações e dicas importantes sobre a escrita literária. O autor formatou o livro baseado em sua experiência em classe de aula na universidade. E se apóia em exemplos de escritores consagrados para aconselhar os novatos.
As principais dúvidas que afligem quem pretende escrever textos literários são abordadas e, o mais importante, os conselhos são sempre encorajadores.

[ É preciso sentar-se e escrever. Nem sequer importa, de fato, se você está com vontade de escrever. Como diz Tom Wolfe: "às vezes, se as coisas não vão bem, forço-me a escrever uma página em meia hora. E percebo que isso é possível. Descubro que aquilo que escrevo quando me obrigo a fazê-lo costuma ser tão bom quanto o que escrevo quando me sinto inspirado. Trata-se principalmente de se forçar a escrever. Há um ensaio maravilhoso que Sinclair Lewis escreveu a respeito de como escrever. Ele disse que a maioria dos escritores não entende que o processo realmente começa quando eles se sentam."]


O livro aborda os seguintes tópicos:
A Vida de escritor
Como dar forma à história
Como dar vida às personagens
Como inventar seu estilo
A história do eu
Trabalhar e retrabalhar

Para Koch, escrever é trabalhar duro em cima de um tema, avançar na escrita sem se importar com as dificuldades que surjam; nunca interromper o trabalho e, ao final, retrabalhar e retrabalhar o texto por meio de muitas releituras e revisões.

[A maioria dos escritores começa na incerteza, com uma pequena coisa chamada "germe" ou "semente" da história. Essa "semente", segundo E. L. Doctorow, pode ser qualquer coisa. "Pode ser uma voz, uma imagem; pode ser um momento de profundo desespero pessoal. Por exemplo, em Ragtime, estava tão desesperado para escrever algo que comecei a escrever sobre a parede, porque estava olhando para a parede domeu escritório em New Rochelle. Nós escritores, costumamos ter dias assim. Em seguida, escrevi sobre a casa onde estava aquela parede. Como a casa tinha sido construída em 1906, evoquei essa época e imaginei como era então a Broadview Avenue: os bondes percorriam a avenida ao pé da colina, as pessoas vestiam roupas brancas no verão para enfrentar o calor. Teddy Roosevelt era presidente. Uma coisa levou a outra, e foi assim que o livro começou; o desespero produziu essas poucas imagens."]

Enfim, antes de qualquer curso mais profundo sobre o assunto, a leitura desse livro pode ser bastante útil, até para saber se é isso mesmo que queremos fazer. Drummond dizia: só escreva se não puder deixar de fazê-lo. E sempre se pode deixar, completava. O Museu da Língua Portuguesa costuma fazer workshops gratuitos com escritores, O SESC regularmente leva escritores para para falar sobre sua atividade. São boas oportunidades pra quem quer começar a escrever.

6 comentários:

  1. Obrigada novamente.
    Seu cuidado é precioso e preciso.
    MInha vida é uma confusão...além de meu trabalho, faço outras mil coisas. Preciso ter um hobby que me de prazer e possibilidade de alimento pessoal.
    Sera que vai ser este?
    Neste exato momento estão destruindo minha antiga cozinha, mas em seu lugar vai surgir uma nova , linda e moderna. A responsabilidade desta execução é toda minha! Minha as ideias, cores, disposição e ampliação do espaço.
    Até
    Miriam

    ResponderExcluir
  2. Miriam,
    quando estiverem destruindo sua biblioteca, me chame para dar uns palpites....=)

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante este livro! Obrigada por postar alguns trechos.

    Aqui vai também uma sugestão, caso você não conheça, A Arte da Ficção, Orientação para Futuros Escritores, de John Gardner, Editora Civilização Brasileira.
    Comecei a ler (e estou gostando) Vida de Escritor, de Gay Talese, Companhia das Letras.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sonia,

    Vou comprar esse livro do Gardner. Gosto muito de ler obras teóricas sobre criação literária. O do Gay Talese eu tenho, mas ainda não li. Obrigado pela dica. Sempre que eu encontro entrevistas com escritores na internet falando de sua profissão, eu coloco aqui para ajudar quem gosta de escrever.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótimo o seu blog!
    Vou acompanhá-lo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Sonia. Vamos trocando ideias.
    bjs

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco