sábado

["professores, deixem alencar em paz"]

Lira Neto: Alencar não é purgante! Foto de Lailson Santos/Divulgação

O jornalista e escritor cearense Lira Neto é autor de uma biografia sobre José de Alencar premiada com o Jabuti de 2007. Numa interessante entrevista ao jornal O Povo, de Fortaleza, ele fala desse trabalho e critica os professores de literatura por obrigarem os jovens a ler alguns clássicos sem receber nenhum preparo para isso:


[Querem que pobres meninos e meninas indefesos leiam textos do século XIX sem nenhum trabalho prévio. Depois não entendem porque os alunos não gostam de ler mais nada para o resto da vida. Ora, a literatura de Alencar - assim como a de Machado e a de outros clássicos literários - é ministrada aos jovens como uma espécie de purgante, um remédio contra lombrigas. Professores de língua portuguesa, façam-nos o grande favor: deixem Alencar em paz! ]


5 comentários:

  1. Ele tem razão, eu tenhopena dos meus meninos- hj homens, 20 e 18 anos, qdo têm que ler estas coisas- eu tb odiava. Confesso que detestava ler tudo que me obrigavam, sou rebelde. Nem o MOnteiro Lobato eu li- Ok, perdi,mas lia Mark Twain, Grahamm Greene, os russos, isto com 15, 16 anos.
    AH! e li O tempo e o vento, achava super erótico. É? nem sei... nunca mais li Veríssimo, sei que é dos bons. Machado fui ler depois dos 30. Acho que a garotada tem que ler o que quiser, desejar,qualquer coisa,até mangá- aqui começaram lendo mangás. Agora leem romances.
    Prazer em te conhecer, vou ver o que disse do livro do Chico, eu amei.
    Laura

    ResponderExcluir
  2. Olhe, ler os clássicos da literatura é uma chatice quando se é aborrescente. Depois de adulto, depois de conhcer um pouco dos tempos idos a leitura dos clássicos é interessante e completa o conhecimento. Concordo em deixar Alencar em paz! Machado, então !!! Elza

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura,

    Fico contente que você tenha vindo ao Blog e dado seu pitaco. Eu conheci o seu Blog por acaso (tudo é por acaso na net, nos esbarramos e nos conhecemos)e gostei bastante, principalmente de seus desenhos. Pena que eles estão tão pequenos. Queria vê-los num tamanho maior.

    Concordo com você e com a Elza. Quando eu estava no colégio também me deram Machado de Assis como se fosse purgante. Claro que eu odiei. Mas, já maduro, quando li Memórias Póstumas de Brás Cubas, pirei. Agora estou lendo a obra toda dele bem devagar. Acho que os professores deveriam começar com os modernistas, que são ótimos, e mesmo com os bons contemporâneos, como Rubem Fonseca, Marçal Aquino, Dionísio Silva, Chico Buarque, Clarice Lispector e tantos outros.

    Abração e volte sempre. Te invejo por estar em Natal. Adoro essa cidade...

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Nada que é forçado funciona msmo...
    Tive o privilégio de ler Machado de Assis, José de Alencar, Erico Verissimo etc, por pura escolha. Escolha de verdade! Em casa havia alguns livros e devorava as histórias que já sabia de cor.
    Aí queria ler mais e mais: outros autores, outros temas. O resultado é que a coleção de casa cresceu mto...rsrsrs

    Parabéns pelas outras postagens; continuo acompanhando. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cíntia,

    Que bom que você continua acompanhando. Vc foi uma das primeiras seguidoras do Blog. Vi que você finalmente conseguiu dar um nome ao seu. Ficou muito bom!! Os dias passarão. Lembrei do poema do Mário Quintana:

    POEMINHA DO CONTRA
    Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão.
    Eu passarinho!

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco