quarta-feira

mama áfrica







Essas imagens são algumas que selecionei entre outras 100 que recebi em Powerpoint. Normalmente, essas mensagens são correntes que, se não forem repassadas adiante, antecipam todas as catástrofes que podem se abater sobre o infeliz. Separei essas imagens de trabalhadores e de pessoas comuns que mexem os remos, movem máquinas, transportam utensílios, ou apenas aproveitam a infância para não fazer nada, como um gato. Lembro dos negros baianos lançando suas redes ao mar, desafiando o tempo de forma épica, como os pescadores de Dorival Caymmi; dos trabalhadores com as mãos calejadas que fazem a colheita do cacau, como nos romances de Jorge Amado; das mulheres com suas roupas floridas, como Dona Flor. Mas, acima de tudo, muito além da pobreza, são imagens que inspiram muito apego à vida. São retratos de pessoas minimalistas, que vivem com muito pouco, quase nada, mas não largam o remo. Pena que as imagens não têm o crédito dos fotógrafos.

7 comentários:

  1. Lindas fotos! Como canta o Pedro Luiz (e A Parede): "Quem foi que disse que a miséria não sorri? / Quem foi que disse que não existem tesouros na favela? Quem foi que disse que não se chora miséria no Japão?"

    E aqueles guarda-chuvas floridos são lindos!!!! Onde compra?

    ResponderExcluir
  2. Mário,

    seria bom se vendessem esses guarda-chuvas na porta do metrô quando chove e não aqueles que desmancham à primeira garoa.

    Lembra que nossas mães usavam sombrinha pra se proteger do sol?

    ResponderExcluir
  3. A cultura negra sempre trás alegria mesmo em seus universos quase sempre adversos.
    Seja na África, seja em Cuba, seja em Vila Bela da Santíssima Trindade, eles carregam cores nas vestes e um brilho de vida nos olhos, que é só deles.

    Gosto muito da mulher com meio corpo sob a cortina. Sensual...

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que vc gosta de cortinas.

    Para os novos visitantes, o blog da Lina, "Não Lugar", vale a pena ser visitado. Ela é uma fotógrafa sensível e antenada. O blog dela está na coluna ao lado, junto com outros também de qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro essas cores, adoro essa mistura visual tão bela. Realmente uma pena não ter os créditos dos fotógrafos.

    abrs

    ResponderExcluir
  6. Recomendo "O Africano" do Le Clezio. A forma como ela fala da vida das crianças africanas, a partir da percepção de uma criança francesa é muito delicada e bela.

    ResponderExcluir
  7. Realmente é primeira vez que entr neste blog, pena que vc está infeliz neste local, nada é por acaso e esta viagem pode falar e mudar muita coisa em sua vida...

    O fotográfo deve ver o belo em tudo! mesmo que os outros não vejam...
    estava buscando fotos brilhantes da África e encontri às suas...
    Alzira Camillo

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco