quinta-feira

pedra brilhante escurece o país

Os 19.430 habitantes de Itaberá (pedra brilhante em tupi) foram dormir na noite de terça-feira, em meio a uma forte chuva que atingia a região, sem saber que, quando desligaram o interruptor, quase todo o país estava às escuras, procurando uma vela em alguma gaveta repleta de contas velhas, cartões de visita, receitas médicas e pó de algum cupim faminto.

Como dificilmente a grande imprensa vai se dar ao trabalho de visitar a cidade, vou adiantar um pouco do que descobri, apenas nessa viagem imóvel pelo Google.

Itaberá fica no meio de um vale, banhada por dois rios (o Taquari e o Verde), a 318 km de São Paulo. Fotos aéreas, que enfeitam o site da prefeitura, mostram uma cidade cuja área urbana vai aos poucos se esparramando. O vale foi aparado pelos tratores dos proprietários rurais, deixando listras horizontais e verticais na terra, sinais de plantio.

O povoamento das terras entre os dois rios começou, segundo o site Citybrazil, no fim do século XVII, em decorrência da migração de habitantes de áreas de mineração ou de produção do açúcar. “Mas foi a chegada dos mineiros José Rodrigues Simões, Francisco Antônio da Silva e Antônio Joaquim Diniz, que, em 1862, doaram gleba para formação de um patrimônio, na elevação entre os córregos da Água Limpa e Lavapés, afluentes da margem esquerda do ribeirão das Lavrinhas”.

“No local, foi erguida a capela de Nossa Senhora da Conceição de Lavrinhas, na antiga Vila de São João Batista do Rio Verde (atual Município de Itaporanga). Em 1914, a antiga capela foi demolida, dando lugar à igreja Matriz de hoje. Em março de 1871 foi elevada à freguesia e incorporada à Vila de Itapeva da Faxina, passando a Município (Vila) em abril de 1891, com o nome simplificado para Lavrinha, que em 1905 foi denominada Itaberá.

As fotos aéreas mostram uma cidade com pouca área verde no espaço urbano, a igreja matriz e dois campos de futebol, com grama bem cuidada. Não sei se a cidade tem uma avenida Getúlio Vargas, como quase todas cidades brasileiras, mas tem um motivo de orgulho, a bela modelo Renata Bonjesus, uma leonina de 22 anos, cujo sonho é conhecer o Vietnã. Ah, ela também é corintiana.

11 comentários:

  1. Agora, tudo quanto é candidato a presidente vai precisar fazer uma parada em Itaberá, durante a campanha. Senão, eles ficam ofendidos e "ó" ni nóis.

    ResponderExcluir
  2. Essa moça vai longe! Já a cidade, não tenho tanta certeza! Acho que estes foram seus 15 minutos de fama! E por conta de um apagão! Nada honroso! Mas a Corinthiana....

    ResponderExcluir
  3. É Mário, agora a cidade ganhou força política. Os candidatos vão fazer romaria. Nada nada são 19 mil habitantes,talvez uns 10 mil votos... Não dá pra desprezar.

    ResponderExcluir
  4. Também acho que a moça tem potencial Eduardo, até mais que a Geyse.. rsrs. Mas, justiça seja feita, ela colocou as fotos no site antes do apagão. Eu que a descobri agora com a ajuda de São Google. Mas, fora ela, acho que a cidade não tem nenhum outro grande monumento para apresentar ao mundo.

    ResponderExcluir
  5. São Paulo não tem uma avenidona chamada Getúlio Vargas. Por aqui, ele ganhou somente o nome de uma fundação. Muito pouco para um ex-presidente ultra popular e se pensarmos que Cumbica virou Franco Montoro. Até merecidamente, na minha visão neotucana e ambientalista, não fosse por ele hoje a serra do mar seria o paraiso dos condomínios.
    mas acho que com Getulio as relações ficaram um pouco estremecidas em 1932.

    ResponderExcluir
  6. Itaberá é a Torrinha do século XXI. Lá pelos idos de 1960, o fornecimento de luz em Torrinha era uma M...! como em todo o país. Pois bem, a cada vez que Torrinha ficava às escuras, TODO o Oeste de SP não conseguia assistir a novela das 8!!!! Foi necessário muito investimento da TV Pin-PLin para manter a 'cultura' acesa! hehehehe

    ResponderExcluir
  7. Ana,

    Torrinha tem muitas histórias e vc precisa contá-las um dia. Inclusive as que têm a sua participação (que são as melhores).
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ola, agradeço todos os poetas que citaram meu nome acima, mas agora quem ira se expressar sou eu.
    Me chamo Renata Bonjesus, eu nasci em Itabera, mas somente nasci, pois a cidade em si, não conheço. Cresci na cidade de São Manuel, e aos 16 anos fui embora para São Paulo, para dar inicio a minha carreira de modelo.
    Realmente o inicio não é facil, mas graças a Deus depois de um tempo de persistência, me tornei sim uma grande modelo.
    Conquistei a carreira internacional, morando em países como, Coreia do Sul, Malasia, Tailandia, India e Italia, a trabalho, fora isso conheci muitos lugares lindos, como Holanda, Cambodia e outros somente de passagem.
    Eduardo, se você quiz se referir a mim, 15 minutos de fama, escrevo aqui que ja passou horas e horas, pois ja tenho um curriculo de mais de 15 comerciais de tv, fora isso muitos e muitos anuncios publicitario, fora revistas e capas, talvez vc quiz dar rima ao seu poema, mas prefiro esclarecer.
    Agora ja voce Luis, não gostei da comparação com a Geyse, batalhei para conquistar minha adimiração, pois aquela moça somente se aproveitou de uma situação...Agora pede para Geize representar em uma campanha publicitaria, aiaiai que medo !! hahahah
    A respeito da cidade de Itabera, não conheço mas acredito que toda cidade pequenininha tenha sua historia. E acredito que Itabera conquistou a sua, ate mesmo por voces que criaram algo a seu respeito, assim como ela abastece toda a nossa energia.
    Bom obrigada pela oportunidade de expressão.
    Um bom dia a todos.
    Renata Bonjesus

    ResponderExcluir
  9. Oi Renata,

    Peço desculpas se o texto pareceu deselegante com você. Em nenhum momento quis passar essa ideia. Relendo-o agora, depois de tanto tempo, vejo que eu fiz dois grandes elogios a você: sua beleza e seu time do coração, que também é o meu.

    Fico contente em saber de seu sucesso nas passarelas. E contente também de conhecer um pouco mais de você.

    Beijão e sucesso!!
    Luiz

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiz

    tbm acho que a moça tem muuio futuro,até mesmo pela sua maneira de se expressar,e com um curriculo desse huau show !!
    Bom de qualquer maneira sou seu fã,na verdade queria conhece-lá pessoalmente,acompanho sua carreira e te desejo muuito sucesso pois vc merece

    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. itabera ... naõ vi nem senti o vento gelado do sul um comentario tardio mas nescessario ....itabera luz do meu estado...

    ResponderExcluir

Dê seu pitaco